O que é o CIM?

O CIM Brasil (Cuidado Integral do Missionário) é um departamento da AMTB – Associação de Missões Transculturais Brasileiras, que promove o cuidado integral do missionário através da conscientização, capacitação e divulgação do que várias missões oferecem neste sentido.

O CIM atua também no cuidado específico de filhos de missionários através do departamento de PHILHOS.

Nossa História

No ano de 1999, em Foz do Iguaçu, houve a primeira Consulta sobre o Cuidado Pastoral do Missionário organizada pela AMTB e APMB. A partir daquela data formou-se um grupo do Cuidado Integral do Missionário.

O CIM (Cuidado Integral do Missionário) foi formalizado e organizado no Brasil em 2009 tornando-se um departamento da AMTB. Desde então houve um crescente engajamento por parte das organizações missionárias, criando seus próprios departamentos, buscando assessorias e outras ferramentas para desempenharem seu papel no cuidado missionário. Oficialmente, em 2017, o CIM passou a se chamar CIM BRASIL.

Nossa Missão

Ser uma estrutura proativa de referência nacional e internacional para a fomentação e a viabilização do Cuidado Integral do Missionário junto às organizações missionárias..

Nossos Valores

A Missão de Deus de alcançar todos os povos, as Escrituras como fundamento de fé e prática, a Unidade entre as organizações missionárias, a ética cristã e profissional e a constante atualização das necessidades no contexto missionário.

Nossas atividades estratégicas

C apacitar interessados no cuidado integral dos missionários através de treinamentos, seminários, fóruns, cursos formais, literaturas e afins.


D esenvolver e divulgar literatura específica e ferramentas direcionadas ao cuidado missionário.


C ultivar o relacionamento e intercâmbio com representações nacionais e internacionais de cuidado missionário.


D esenvolver modelos de práticas no cuidado missionário através da promoção ou apoio em eventos e/ou atendimentos no Brasil e no exterior.


R eceber, avaliar e recomendar projetos e iniciativas na área do cuidado missionário.


O ferecer assessoria às organizações missionárias na construção de seus projetos e suas iniciativas na área do cuidado missionário.


G erenciar mídias sociais para divulgar e conectar as ações de cuidado missionário.

Nosso público alvo

  • This is the 1st item
  • This is the 2nd item
  • Missionários e suas famílias que atuam no campo ou na base
  • Facilitadores do cuidado missionário
  • Líderes de missões
  • Organizações missionárias: agências enviadoras e igrejas locais

Composição Administrativa

a) Conselho Deliberativo

b) Conselho Executivo

c) Administrativo

1. Coordenação Geral

2. Secretaria

3. Tesouraria

d) Setores

1. Philhos (Filhos de Missionários)

2. Segurança

e) Extensões Regionais

1. CIM Brasil SP

f) Parceiros: Projetos e ações independentes

Observação: Os voluntários não necessariamente fazem parte do CIM Brasil, mas ajudam pontualmente. Podendo ser requisitados ou se oferecerem para ajudar nos eventos e nas diversas áreas de atuação.

Setores estruturados

1. Philhos: O setor Philhos promove o bem-estar do FM (filho de missionário) e da sua família, produz literatura, oferece capacitação e dá consultoria às organizações missionárias e seus missionários. Philhos procura fortalecer o FM, equipando-o para lidar com os desafios da vida de alta mobilidade no contexto transcultural e sua vida espiritual.

2. Segurança: O setor de Segurança promove uma cultura de segurança através da conscientização, capacitação, consultoria e produção de literaturas no que se refere às políticas e protocolos de segurança no campo missionário.

Seja um de nossos parceiros

Se você deseja de alguma forma contribuir com este ministério, seja com sua profissão, oração ou financeiramente, entre em contato conosco.

Você será bem vindo!

Nosso e-mail: cimbrasil@amtb.org.br

CIM – Cuidado Integral do Missionário

A AMTB é comprometida com o evangelho de Cristo e sua proclamação entre todos os povos da terra, envolvendo suas línguas, culturas, bem como todo e qualquer padrão de organização social. Entende também que os menos e não evangelizados devem ser a prioridade missionária da Igreja de Cristo até que Ele venha (Mt 24:14; Rm 15:20). A AMTB, através do Departamento de Cuidado Integral do Missionário – CIM Brasil - formou um grupo de trabalho com a finalidade de padronizar glossário sobre terminologias missionárias em Português para fins de mobilização, pesquisa e estratégias, contendo uma breve explicação. A seguir partilhamos, como resultado desse estudo, as terminologias que o CIM Brasil sugere para otimizarmos a comunicação em publicações, mobilização, intercessão e ações de cuidado missionário.

Clique na imagem para baixar o Glossário sobre o CIM

Leia nossos artigos